Self-service BI: o que é, como utilizar e qual a melhor ferramenta para o agronegócio?

https://cdn.codiehost.com.br/xsites/f4g0olqn.op3.jpg

A análise de dados e obtenção de informações relevantes são fundamentais para a gestão de qualquer empresa, isso é fato. Com a transformação digital, vimos cada vez mais que gestores e profissionais precisam saber interpretar dados e utilizá-los da melhor forma para atingir seus objetivos.

Tecnologias como Business Intelligence (BI) vem se mostrado cada vez mais necessárias para facilitar esses processos, dando mais autonomia para gestores decidirem o que fazer a respeito dos dados da empresa. Sem contar que as ferramentas de BI hoje são bem mais intuitivas e visuais, permitindo maior facilidade de operação e interpretação.

O que é Self-service BI?

Antes de explicar o que é Self-service BI, vamos só relembrar que um sistema de Business Intelligence é desenvolvido de forma especializada para cada negócio, sendo uma forma prática de analisar dados convertidos em indicadores relevantes de acordo com as informações úteis do setor.

Logo, self-service BI é uma forma independente de utilizar um software BI. O Self-Service BI possibilita o usuário produzir exatamente o que gostaria, ou seja, ele tem autonomia para escolher o caminho e as ferramentas pelas quais irá utilizar. Para utilizar com êxito a ferramenta de self-service BI, você não precisa ser um profissional da área de tecnologia; basta apenas entender de negócios e saber quais indicadores a ferramenta contempla.

Utilizando o Self-Service BI, você é capaz de tratar seus próprios dados conforme seu desejo, utilizar os visuais que você quiser e ajustar os filtros conforme o seu objetivo.

Como utilizar o Self-service BI no agronegócio?

Por exemplo, o gestor comercial quer visualizar o faturamento mês a mês, durante uma safra, para fazer um comparativo. A ferramenta de self-service BI permite criar dashboards e customizar a visualização dos gráficos conforme a necessidade dele.

É possível também, por exemplo, construir telas demonstrativas (dashboards) com gráficos personalizados para uma reunião com a diretoria. Dessa maneira é mais fácil a visualização e interpretação das informações.

Como criar dashboards melhores?

Para criar dashboards no Self-service BI, é interessante responder os 5W2H. O que, Quem, Quando, Onde, Por que, Como e Quanto. Alguns exemplos: margem abaixo do esperado, qual foi o responsável pela venda, qual a data dessa venda, em qual filial, município foi feita essa venda, foi devido a um desconto, qual operação de venda realizada, qual o valor de custo aplicado.

Na nossa solução Agroview, é possível criar uma dashboard utilizando todos os gráficos nativos do Qlik. Para isso, basta escolher qual a melhor opção de gráfico para sua aplicação no self-service BI.

Vamos dar um exemplo: gráfico de tabela com o faturamento; basta colocar o grupo de produtos (defensivos, fertilizantes, inoculantes, sementes) versus o valor do faturamento.

Quais as vantagens de utilizar o Self-service BI no agronegócio?

  1. Gere relatórios de forma rápida e intuitiva

Quando os próprios gestores conseguem utilizar a ferramenta, os relatórios são gerados de forma rápida e intuitiva, sem a necessidade de profissionais de TI, por exemplo. Eles têm acesso aos dados já prontos para uso, sem precisar extrair de planilhas ou outros softwares.

  1. Formule estratégias com mais precisão

Com a ampliação de visão que um self-service BI proporciona, as estratégias elaboradas pela equipe são formuladas com mais precisão. Uma vez que os indicadores solicitados pelo usuário são disponibilizados de forma intuitiva e prática.

  1. Tenha assertividade nas tomadas de decisão

Com estratégias mais precisas e bem elaboradas, as tomadas de decisão são estabelecidas de forma mais assertiva, fazendo com que a empresa atinja seus objetivos e melhorando o desempenho total geral.

  1. Sistema prático de navegar

Como já citamos anteriormente, o self-service BI dá autonomia para os usuários que não são técnicos. É a melhor forma de customizar as informações que o próprio BI já disponibiliza, facilitando na estratégia e visualização dos indicadores pretendidos.

Qual a melhor ferramenta de Self-service BI para o agronegócio?

Cada vez mais desmistificamos a tecnologia como algo complexo. Ela está cada vez mais presente e necessária no cotidiano do agronegócio. E é isso que a BRID vem mostrando através de suas soluções.

O Agroview é um BI especializado no agronegócio, desenvolvido especialmente para distribuidores de insumos, cooperativas e indústrias do agro.

Com possibilidade de customização, assim como citamos no formato em self-service, o Agroview é a melhor ferramenta para empresas que querem ter mais praticidade na gestão do negócio.

Solicite já uma demonstração gratuita da ferramenta com um de nossos consultores.